Reunião Interserviços

Em 1991, os professores supervisores do ensino em Residência Médica em Neurologia Infantil: Aron J. Diament (USP/São Paulo), Luiz Celso Vilanova (UNIFESP-EPM/São Paulo), Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro (UNICAMP/Campinas) e Sérgio Rosemberg (FCM – Santa Casa/São Paulo) idealizaram e implantaram reuniões clínico-neuropatológicas para Médicos Residentes e Estagiários em treinamento, nos referidos centros de formação.

A primeira reunião foi realizada em 4 de dezembro de 1991, no Anfiteatro Jandira Mansur, na Escola Paulista de Medicina, sendo apresentados e discutidos 4 pacientes neurológicos. A partir daí as reuniões foram, de modo regular, realizadas sequencialmente, num total de 4 reuniões por ano. Em 2012 o Programa de Residência Médica da Faculdade de Medicina do ABC passou a integrar a reunião apresentando um caso em todas as reuniões.

Com 10 a 15 dias de antecedência, os casos são encaminhados por escrito aos supervisores das várias instituições. A discussão conjunta ocorre em data e local designados, com participação ativa dos médicos residentes, estagiários, professores das diferentes instituições e especialistas convidados, num total de 60 a 70 profissionais, que colaboram na elucidação do diagnóstico final.

Em 2016 a Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil passou a apoiar a Reunião Interserviços na logística do evento, organizado pelos referidos centros de formação. Em 2017, as reuniões começaram a ser filmadas e transmitidas ao vivo pela internet para os associados da SBNi, permitindo que todos possam participar. Os casos clínicos serão disponibilizados no site com antecedência.

Gostaríamos de convidar todos os colegas neuropediatras para participarem das discussões, em especial, aqueles que já estiveram nestes 25 anos desta atividade científica e que, por diferentes circunstâncias, não podem comparecer ao evento.

Contamos com a participação de todos. Um forte abraço.

 

Itarget Tecnologia